A busca da unidade. Por CLAUDEMIR GOMES
Por CLAUDEMIR GOMES
“O SPORT UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!”.
A frase sempre funcionou como um mantra nas comemorações das memoráveis conquistas do Sport Club do Recife. Repetida diversas vezes no vestiário, em restaurantes, no salão da sede monumental, enfim, onde houvesse uma festa, o “lema” da unidade era levantado como sendo responsável por aquele momento de glória.
É comum se ouvir, da boca do povo, o adágio popular: “Dois bicudos não se beijam”. Há controvérsia. Na Ilha do Retiro, em respeito ao lema do clube – Pelo Sport, tudo! – é possível trocar tapas por beijos. Ciente de tal realidade, a tribo leonina vive a expectativa dos primeiros dias do mês de dezembro, onde tudo pode acontecer na busca por dias melhores para o clube leonino.
Pressionado pelos resultados de sua desastrosa gestão, o presidente executivo, Yuri Romão, publicou uma carta na qual expressa sua intensão de renúncia. Em seguida o Conselho Deliberativo apresentou detalhes do calendário eleitoral. A partir desta segunda-feira (01/12/25), até a próxima sexta-feira (05/12/25), podem ser feitos os registros de chapas na Secretaria da Presidência, na Ilha do Retiro.
Três nomes circulam nas redes sociais como prováveis candidatos: O ex-presidente, Severino Otávio, que tem o apoio de lideranças tradicionais do clube; Paulo Bivar, filho do ex-presidente, Milton Bivar e Matheus Souto Maior, líder do movimento oposicionista, Leões Pela Mudança.
Quem conhece os bastidores da Ilha do Retiro sabe que, em momentos de intensa turbulência como este, mudanças de cenários podem ocorrer a qualquer momento. Portanto, de segunda a sexta-feira é prudente manter a possibilidade do surgimento de novidades a qualquer hora.
A era digital enterrou o radinho de pilha para dar espaço ao YouTube. Todos os dias surgem inúmeros formadores de opiniões com canais e verdades próprias. Um festival de besteirol, mas para o qual existem demandas. Não se pode ir contra a realidade da nova ordem. E neste cenário onde são poucos os profissionais que falam com embasamento, surgem diversas narrativas com o objetivo de %u201Capimentar%u201D uma disputa eleitoral que ainda não se sabe se irá ocorrer, pois a maioria ainda acredita que, “O SPORT UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!”.
O desafio é unir a liderança A, que não se bica com a liderança B. Dizem que, na terça-feira haverá um novo encontro entre dois nomes de peso para quebrar as arestas existentes, e se chegar a um consenso.
Enquanto isso a rede de boatos está formada. Nos inúmeros canais do YouTube, onde o assunto dominante é a eleição do Sport, as Fake News surgem em profusão, fato que pode aprofundar a desunião que determinou o fracasso do momento.
Um amigo do Alceu Valença ligou pra mim cantarolando: “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”. Liberou uma gargalhada e concluiu: “Nos próximos cinco dias tudo pode acontecer”.
Vamos aguardar.
“Pelo Sport, tudo!”.
Share this content:



Publicar comentário