Príncipe renuncia a todos os títulos reais após escândalos

Príncipe Andrew Foto: EFE/ Will Oliver

Nesta sexta-feira (17), o príncipe Andrew, duque de York e irmão do rei Charles III da Inglaterra, anunciou que renunciará a todos os seus títulos e honras reais. O objetivo é evitar que as acusações contra ele “distraiam” o trabalho da família real do Reino Unido, de acordo com um comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham.

– Após conversas com o rei e minha família imediata e mais ampla, concluímos que as contínuas acusações contra mim distraem o trabalho de Sua Majestade e da Família Real – declarou Andrew, em breve nota.

Quando diz “acusações”, o até agora duque de York se refere a uma longa lista de escândalos nos quais se viu envolvido nos últimos anos por causa de sua relação com o magnata americano e pedófilo condenado Jeffrey Epstein, assim como com um suposto espião chinês.

Andrew disse que negava “categoricamente” todas as acusações e afirmou que a decisão priorizava seu “dever” para com a família e seu país, como fez há cinco anos, quando se retirou da vida pública.

– Com o consentimento de Sua Majestade, considero que devo dar mais um passo. Portanto, não usarei mais meu título, nem as honras que me foram conferidas – acrescentou.

Entre os títulos aos quais ele renuncia estão o de duque de York e o de membro da Ordem da Jarreteira, mas ele manterá o título de príncipe, já que é algo que obteve por nascimento, sendo o terceiro filho da falecida rainha Elizabeth II.

Sua ex-esposa, Sarah Ferguson, também não continuará usando o título de duquesa de York, mas suas filhas, Beatriz e Eugenia, manterão o título de princesas, de acordo com a imprensa britânica.

*Com informações da Agência EFE

Share this content:

Publicar comentário