Políticos do Nepal são evacuados por helicóptero indiano com uso de corda após protestos tomarem o país

As imagens mostram aeronaves sobrevoando áreas residenciais para retirar às pressas políticos, familiares e funcionários

Helicópteros do Serviço Aéreo do Exército Nepalês foram vistos evacuando dezenas de pessoas das residências de políticos em Katmandu, invadidas após uma forte onda de protestos contra o governo.

Os manifestantes iniciaram atos contra a corrupção, que foram reprimidos com violência e acompanhados pelo bloqueio de redes sociais como Twitter, Instagram e YouTube. A medida intensificou a revolta popular e, nesta terça-feira (9), multidões foram às ruas, invadindo o Parlamento e as casas de vários ministros.

Cercados, políticos, familiares e funcionários precisaram ser retirados às pressas de suas residências na capital. Para a evacuação, foram utilizados helicópteros Leonardo AW139, de fabricação italiana, e HAL Dhruv, de origem indiana:

O Dhruv, um helicóptero bimotor desenvolvido em parceria com a alemã Messerschmitt-Bölkow-Blohm (MBB), hoje parte da Airbus Helicopters, foi empregado em ao menos duas operações de resgate com corda, já que não havia áreas seguras para pouso próximo às casas dos membros do governo.

As cenas de evacuação aérea em meio ao caos político no Nepal lembraram a Operação Vento Constante (Frequent Wind), realizada pelos Estados Unidos na Queda de Saigon, no Vietnã do Sul em 1975, quando helicópteros foram usados para retirar diplomatas e militares. Imagens semelhantes só foram registradas em 2021, durante a retirada das tropas americanas de Cabul, no Afeganistão, embora naquela ocasião a operação tenha sido feita apenas com aviões.

Veja vídeo do resgate

Veja vídeo do resgate

Share this content:

Publicar comentário