Festa da cerveja, evento de pecuária, Motofest e Encontro de Veículos Antigos atraem turistas a Gravatá em outubro

Município do Agreste pernambucano, famoso pelos esportes de aventura e o clima frio, aposta na cultura, lazer e negócios para movimentar o turismo na baixa temporada

O município de Gravatá, no Agreste pernambucano, aposta na diversidade de eventos culturais, esportivos e de negócios para atrair visitantes no mês de outubro. Consolidada como um dos principais destinos de inverno do Estado, a cidade conta com um extenso calendário cultural, além de eventos regulares, com destaque para a Semana Santa, o São João, festivais de inverno e também o Natal.

Festa da cerveja, evento de pecuária, Motofest e Encontro de Veículos Antigos atraem turistas a Gravatá em outubro

Agora, o mês de outubro, considerado como baixa estação para a região serrana, se firma como um período de muito lazer e entretenimento, com a realização de pelo menos quatro grandes iniciativas: Marchador das Estações – Circuito de Cavalgadas, 4ª Motofest, Tardes no Polo – Oktober Gravatá e a vigésima edição do Encontro Pernambucano de Veículos Antigos. A promessa é de movimentar toda a cadeia de serviços e equipamentos turísticos, fortalecendo a economia local.

A maratona de eventos de outubro começa neste sábado, dia 11, com a abertura do Marchador das Estações – Circuito de Cavalgadas, que vai reunir, na Arena do Hotel Monte Castelo, colecionadores e apreciadores de equinos. Com atividades para todas as idades, o circuito une esporte, lazer e negócios, oferecendo uma cavalgada de 14 km, exposição e desfile de animais premiados nacionalmente, Pavilhão Agro – com espaço para negócios e troca de experiências -, além do Festival Gastronômico, capitaneado pelo chef olindense César Santos.

Para o sábado, estão programados ainda shows de Beto Ortis, Capital do Sol e Netinho Xote 10; já o domingo será todo da garotada, com muita brincadeira, fazendinha e uma cidade cenográfica. Ingressos e mais informações pelo Instagram @marchadordasestacoes.

No terceiro fim de semana do mês, a atmosfera rural dá lugar ao visual roqueiro dos participantes da Motofest. Realizada pela quarta vez na cidade, a festa do motociclismo é promovida por motociclistas da região, nos dias 17 e 18, com apoio de Prefeitura de Gravatá. Não vão faltar muitos shows, um deles da banda RPM, passeio motociclístico, feira de artesanato e produtos do universo dos amantes de motos, além de evoluções na arena montada na Av. Joaquim Didier.

Gravatá é uma cidade acolhedora e destino natural de motociclistas, pela bela paisagem, trilhas e o clima. O evento vem crescendo a cada ano e nossa expectativa de público é de cerca de 16 mil pessoas por dia. Nesta reta final da produção, anunciamos também um show com o Mundo Livre S/A”, comenta Ilo Tenório, um dos organizadores. A programação detalhada está disponível no site www.gravatamotofest.com.br e no Instagram @gravata_motofest.

O último final de semana de outubro será marcado por mais uma edição do já tradicional Tardes no Polo, evento de fomento ao turismo e ao lazer no Polo Moveleiro, porta de entrada da cidade. Pela terceira vez, o festival abre espaço para a Oktober Gravatá, que atrai milhares de moradores e visitantes com exposição de produtos germânicos e da gastronomia regional, muita cerveja artesanal, shows e uma parada temática, com danças e música típica alemã.

O evento municipal tem à frente a equipe da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá e, em 2025, tem conta com o apoio institucional do Consulado da Alemanha no Recife, dentro das celebrações dos 35 anos de reunificação do país europeu.

Gravatá é uma cidade que fomentou a tradição suíça, pelo estilo das construções, clima e sua gastronomia, mas em outubro, o clima da Oktober toma conta. A Oktober Gravatá é um sucesso, sempre atrai muita gente e mantém o clima família, marca do Tardes no Polo”, destaca o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.

O mês chega ao fim promovendo reunião festiva dos colecionadores de carros antigos, outra marca da cidade serrana. Considerada capital do antigomobilismo no Nordeste, Gravatá conta com um acervo de raridades, trazidas por seus proprietários para a serra como forma de mantê-las mais afastada dos efeitos da maresia. O XX Encontro Pernambucano de Veículos Antigos é atração do Hotel Portal de Gravatá, de 24 a 26, com organização do Clube de Automóveis Antigos de Pernambuco (Caape).

Fonte: Blog Ponto de Vista

Share this content:

Publicar comentário